Promovendo o desenvolvimento sustentável.
Objetivo
Antes de tudo o STE (Sistema de tratamento de esgoto) tem como principal objetivo a separação de água e resíduos. Existem diversos níveis de tratamento, que vão desde a separação dos sólidos mais grosseiros, até uma etapa final, na qual se pode eliminar resíduos extremamente pequenos. Contudo, o grau de tratamento dependerá dos objetivos desejados para o resultado final do tratamento de efluentes.
Nesse sentido, os Sistemas de Tratamento de Esgoto da Tubolar atendem às exigências ambientais, buscando os melhores resultados e a melhor relação custo-benefício, mantendo qualidade e eficiência.
Constituição
O Sistema de Tratamento de Efluentes da Tubolar (sendo comercializados de forma individual) é constituído basicamente por:
• 01 (uma) Fossa Séptica de câmara única com seção circular, nela ocorre à decantação de efluente sólido (lodo fresco) e digestão por bactérias anaeróbicas e acúmulo na superfície de escuma.
• 01 (um) Filtro Biológico Anaeróbio de câmara única com seção circular de fluxo ascendente, nele ocorre à decomposição de efluentes líquidos por colônias de bactérias anaeróbias em suporte (pedra brita nº 04)
• 01 (uma) Caixa de Cloro em câmara única circular, destinada para desinfecção dos efluentes líquidos tratados, através da utilização de pastilhas de hipoclorito de cálcio.
• 01 (um) Sumidouro em anéis de seção circular para disposição final dos efluentes líquidos tratados.
É recomendado realizar o ensaio de infiltração do solo - i (Taxa de infiltração do solo) que sugere a disposição final dos efluentes é determinada previamente "in loco" como recomendado pela NBR 13969 da ABNT.
Para uso de clorador a capacidade de absorção do solo deve ser baixa, com a Ti < 40 l/m2.dia., onde o destino final do efluente tratado após a desinfecção será as galerias de águas pluviais.
Para ser utilizado sumidouro como alternativa de despejo final do efluente, a taxa de infiltração deve ser maior ou igual a 40 l/m².dia, a profundidade do lençol freático ser maior ou igual a 3m e existir disponibilidade suficiente de área.
Os Sistemas de Tratamento de Esgoto da Tubolar são fabricados com concreto armado, garantindo maior segurança e confiabilidade ao tratamento.
Os tanques são impermeabilizados, não precisam de envelopamento e basta o fundo de terra estar nivelado.
Fornecimento de memorial descritivo e de cálculo, desenhos em planta e corte, croqui de escavação, ART e garantia técnica de 05 anos.
Incluso transporte, guindaste e instalação.
Está excluso a ligação do sistema com a construção (que é feita pelo encanador da obra) e a escavação do buraco (enviamos um croqui de escavação e orientamos).
Norma Técnica
O dimensionamento dos sistemas de tratamento de esgoto domésticos, seguem as normas técnicas da associação brasileira de normas técnicas (ABNT).
As recomendações e procedimentos técnicos da NBR 7229/setembro de 1993 - Construção e Instalação de Fossas Sépticas e disposição dos Efluentes Finais – ABNT e NBR 13.969/ setembro de 1997- Tanques sépticos - unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos, projeto, construção e operação - ABNT, para o projeto de tratamento em questão.
Assim, de acordo com a NBR 7229-93, tanque séptico é uma unidade cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal para tratamento de esgoto. Este tratamento se dá através de processos de sedimentação, flotação e digestão.
O sistema utilizado apresenta as seguintes faixas prováveis de remoção dos poluentes, segundo NBR 13.969/97:
- 40% a 75% na remoção de D.B.O. (demanda bioquímica de oxigênio).
- 40% a 70% na remoção de D.Q.O. (demanda química de oxigênio).
- 70% ou mais na remoção de sólidos sedimentáveis.
É de suma importância seguir a periodicidade de manutenção que é definida através da norma técnica (limpezas realizadas através de empresas de esgotamento de lodo doméstico cadastradas ao IAP.
Órgão Regulador Mais Restritivo
IAT Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Clique aqui e veja as perguntas e respostas frequentes sobre esgoto no site da Prefeitura de Curitiba).
Vantagens/Fatores na Escolha
da Configuração do STE TUBOLAR
- Efluente com baixa concentração de matéria orgânica;
- O sistema não necessita de consumo de energia;
- Remoção significativa de matéria orgânica dissolvida;
- Baixa produção de lodo;
- Adapta-se à variações de vazão;
- Simples operação;
- Não exige grande volume de escavação e profundidade;
- Capacidade de atender vários pontos de saída de esgoto predial;
- Há limitação de agrupamento para um único sistema de tratamento de esgoto;
- Adaptação à topografia;
- Baixo custo de manutenção e implantação.
- Flexibilidade em atender diversos volumes, respeitando o dimensionamento do tipo de empreendimento e número de contribuintes.
- Disposição em série ou paralelo.
- Resistência ao tráfego de veículos.
- Os tanques sépticos e respectivos tampões são resistentes a solicitações de cargas horizontais e verticais.
- Artefatos de concreto armado são amplamente utilizados para desenvolvimentos de projetos da construção civil em geral.
- Materiais em cimento são comprovadamente aptos para a utilização em sistema de tratamento de esgoto doméstico e industrial.
Responsáveis Técnicos
Marcos Schlottag
CREA 119881-D/PR
Elizandra Schlottag
CAU A76723-9/PR