Plantações de três cidades sofreram com a enchente que atingiu a região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, neste domingo (3). O rio Ribeira de Iguape ficou cheio e deixou alagada a área rural de Registro, Sete Barras e Eldorado.
De acordo com informações do Sindicato Rural do Vale do Ribeira, o rio subiu e atingiu 7,20 m em Eldorado, por volta das 19h deste domingo (3). “Começamos a ficar preocupados porque o rio começou a subir muito rápido. Ficamos em estado de alerta, encheu rapidamente, estávamos preparados para remover as famílias da zona rural. Mas, por volta das 21h, a água começou a baixar”, disse o bananicultor Jeferson Magário, presidente do sindicato.
Por causa da cheia, a água do rio invadiu bananais, alguns pastos e plantações de hortaliças nas zonas rurais de Registro, Sete Barras e Eldorado. Magário estima que cerca de mil hectares foram atingidos pela enchente. “A água fica nos pés dos bananais, abaixa e não causa nenhum dano econômico. Se a enchente prevalecer ai começa a morrer a plantação”, falou.
Nesta segunda-feira, segundo o sindicato, o rio estava com 6,80 m e a quantidade de chuva diminuiu. A previsão é que a água abaixe e não prejudique a plantação. Até o momento, nenhuma família precisou sair da zona rural por causa da enchente.
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
04
jan