Notícias

Alunos de Fortaleza ganham prêmio internacional do Google

Dois estudantes de Fortaleza ganharam o prêmio Impacto na Comunidade — América Latina, oferecido pela Google Science Fair. João Gabriel Stefani, de 15 anos, e Letícia Pereira de Sousa, de 18, desenvolveram pesquisa sobre o uso da semente da moringa na filtração de águas contaminadas. Letícia recebeu o prêmio das mãos do secretário da Ciência e da Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, na manhã de ontem. João Gabriel não pôde comparecer. Os estudantes concorreram com projetos de 107 países.

Letícia explicou que, na água, a estrutura da semente forma uma “cola” que adere aos contaminantes, como bactérias, facilitando a retirada deles. Um dos destaques da pesquisa Semente Mágica – Transformando água contaminada em água potável é o baixo custo do tratamento: menos de 1 centavo para limpar um litro d’água.

A escolha do tema foi motivada pelo desastre ecológico de Mariana (MG), no qual lama de rejeitos de mineração contaminaram 500 km do rio Doce. “Meu sonho é impactar as pessoas, e o prêmio é um incentivo muito grande”, contou Letícia.

Premiação

A Google Science Fair é uma competição global de ciência e tecnologia em busca de projetos que façam diferença ao solucionar um desafio ambiental, de saúde ou de recursos utilizando a ciência, a matemática e a engenharia. Os prêmios Impacto na Comunidade contemplam cinco regiões do mundo (África/Oriente Médio, Pacífico

Asiático, Europa, América Latina e América do Norte).

Segundo Victor Paolillo Neto, coordenador da Google Science Fair no Brasil, o projeto premiado ontem “tem um grande potencial de transformação”. “Apesar de utilizar uma semente local, o método pode ser escalado e transformar o mundo”, disse.

Os dois estudantes são de São Paulo e vieram para Fortaleza para estudar. João Gabriel cursa o 1º ano do ensino médio no Colégio Ari de Sá. Letícia terminou os estudos na mesma escola e agora é aluna da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Os estudantes receberão ajuda de custo de mil dólares e passarão um ano acompanhados virtualmente por um mentor científico da Google. Eles irão apresentar os resultados em setembro, na Califórnia (EUA), com selecionados de todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *