Curitiba, conhecida por muitos como “Cidade Modelo”, “Capita Ecológica do Brasil”, entre outros títulos, aparece em primeiro lugar entre cinco santuários ecológicos. O ranking foi elaborado pelo site Guia Viagens Brasil. A Ilha de Marajó, no Pará, aparece em segundo lugar.
Quem gosta de natureza tem muitas opções em Curitiba. O Bosque Capão da Imbuia abriga o Museu de História Natural, onde se desenvolvem pesquisas sobre o meio ambiente. Uma das principais atrações é a trilha de 400 metros, Caminho de Araucárias. É de Curitiba que parte o trem que faz trafega pela Serra do Mar (foto acima).
A região também abriga o Parque Iguaçu, Parque do Trabalhador, Parque Municipal do Passaúna, Parque São Lourenço que fica às margens do Rio Belém. Já o Passeio Público é o parque mais antigo do município de Curitiba. O local é considerado santuário ecológico em pleno centro da cidade, possui desde grutas e lagos até a ponte pênsil.
As regiões conhecidas como parques nacionais, santuários ou reservas ecológicas são áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo, sendo assim, esses locais não podem ser devastados ou desmatados em nenhum momento pelo homem. Entretanto, locais preservados podem receber visitas de turistas até ambientalistas.
Veja abaixo as regiões que abrigam santuários, reservas e parques ecológicos:
2º Ilha de Marajó (PA) – Fauna e flora fazem da ilha um lugar privilegiado para admirar as espécies sul americanas. Guarás vermelhos, papagaios, anacondas, flamingos róseos e mesmo uma raça local de cavalos, os marajoaras, encontraram refúgio no local.
3º Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) – Ao norte de Fortaleza, está a antiga base militar brasileira que é hoje um exemplo de preservação ambiental. Com sua natureza selvagem, suas praias de areia fina. A ilha é um santuário para as tartarugas e os golfinhos.
4º Parque Nacional Serra Geral (RS) e (SC) – É possível encontrar na região o puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, entre outros ameaçados de extinção.
5º Cânion do Xingó (SE) – Ao norte da cidade de Salvador, no estado de Sergipe. Oferece pequenas ilhas acessíveis subindo o rio, onde os pássaros fazem seus ninhos. Os viajantes também podem conhecer a cidade próxima de Piranhas, inscrita no patrimônio mundial da Unesco pela sua arquitetura e sua vista.