Notícias

Linha 4 do Metrô da Barra da Tijuca instala sistema de captação de água de chuva para reuso em escola

As ações de reaproveitamento de recursos naturais dentro dos canteiros de obra da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) se estendem para as escolas públicas da cidade, com o Programa de Educação Ambiental. Nesta quarta-feira (12/08), a equipe de Meio Ambiente do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, inaugurou um sistema de captação de água de chuva para reuso na Escola Municipal e Colégio Estadual Reverendo Martin Luther King, no Estácio.

Composto por uma bombona conectada à calha do telhado, o sistema é capaz de armazenar até 200 litros de água para reuso. Nesta quarta-feira, os estudantes utilizaram a água para regar mudas de árvores frutíferas, como goiabeira e pitangueira.

“A água também pode ser usada para a limpeza da escola, se for necessário. Apesar de não ser potável, é limpa”, explica Isabela Gonçalves, educadora ambiental a serviço do Consórcio Linha 4 Sul. “A água é um recurso precioso e é importante educar as crianças quanto a isso”.

Em março e abril, alunos de sete escolas públicas do Rio de Janeiro aprenderam a fazer o sistema de captação de água de chuva com um protótipo, que contava com uma bombona de 60 litros. Os jovens usaram regadores para simular a chuva. O Programa de Educação Ambiental também oferece atividades de plantio de mudas, confecção de jardim suspenso com garrafas PET, instalação de uma tela de sombreamento e distribuição de livros com temática ecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *