Notícias

Curitiba é a capital brasileira com menor quantidade de Mata Atlântica

Curitiba aparece como a capital com menor quantidade de Mata Atlântica, de acordo com o Atlas de Remanescentes Municipais, divulgado ontem, pela Fundação SOS Mata Atlântica. Seriam apenas 578 hectares ou 1% da área original. Na comparação com outras capitais da região Sul, Porto Alegre aparece com seis vezes mais área de floresta e Florianópolis ainda manteria 25% da mata nativa.

Ao todo, 17 estados brasileiros têm presença de Mata Atlântica e Curitiba é a 16ª no ranking (é que Goiás tem Floresta Atlântica, mas a capital Goiânia fica no Cerrado). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente avalia que os dados divulgados pela SOS Mata Atlântica não oferecem um panorama adequado da situação da cobertura florestal em Curitiba tanto no que diz respeito à extensão apontada como à metodologia empregada.

A capital paranaense tem, segundo a prefeitura, 7.700 hectares de cobertura florestal, o que corresponde a 17% do território. Essa extensão abrange maciços de mata atlântica, mas também outros tipos de vegetação configurando um dado mais relevante para a avaliação da qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *